Calor intenso de regresso a Portugal (prepare-se para derreter nos próximos dias)

Portugal vai estar dominado pelo chamado bloqueio em ómega, uma estrutura de alta pressão entre duas depressões que está a prolongar a estabilidade, o calor e a ausência de precipitação

Francisco Laranjeira
Outubro 9, 2025
6:15

Sentiu a ‘pausa’ no verão, com a descida de temperaturas, esta quarta-feira?

Muito bem, para hoje está de regresso o bom tempo deste ‘verão’ em outubro. De acordo com o IPMA, esta quinta-feira conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado até ao meio da manhã, em especial no litoral Centro e na região Sul, e durante a tarde nas zonas de serra do interior” e “ento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte na região Sul e no litoral oeste, predominando do quadrante leste nas regiões Norte e Centro, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde”. Espere ainda a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” mas sobretudo a “subida da temperatura máxima, sendo acentuada em alguns locais do litoral Norte e Centro, e pequena descida na costa sul do Algarve”.

Se viver na região da Grande Lisboa, eis a previsão para esta quinta-feira: “Céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã”, com “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte” e “subida da temperatura máxima”.

Já se estiver no Grande Porto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontou que esta quinta-feira terá “céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã”, com “vento em geral fraco, predominando de nordeste, rodando para noroeste durante a tarde”. Mais: a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal” e a “subida da temperatura máxima”.

Isto porque, de acordo com o site meteorológico ‘Tempo.pt’, entre esta quinta-feira e domingo, Portugal vai estar dominado pelo chamado bloqueio em ómega, uma estrutura de alta pressão entre duas depressões que está a prolongar a estabilidade, o calor e a ausência de precipitação.

Assim, a atmosfera vai continuar dominada nos próximos dias por ar seco e quente de ar continental, menos húmidas, que favorecem o aquecimento diurno e reduzem a humidade relativa do ar, especialmente no interior. Assim, hoje as temperaturas vão voltar a subir, especialmente no Litoral, onde o fenómeno da ‘Lestada’ vai empurrar o ar quente para a faixa costeira. As temperaturas máximas poderão atingir perto dos 30 graus em Santarém, Évora e Beja, e entre 24 e 26 graus em Lisboa e Coimbra.

Para sexta-feira, conte com o regresso do calor em força, com temperaturas a ultrapassar os 30 graus em alguns pontos do país, especialmente nos vales do Tejo e do Guadiana. A precipitação será praticamente nula.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.